Coordenador : Ana Carolina Lacorte Lima
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394333.2206.361384.01052023
Departamento/Setor: COLUNI
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Programa
Publico Alvo : Estudantes da educação básica, profissionais da educação e demais interessados nos temas relacionados à educação antirracista.
Local de atuação: COLUNI UFF
Objetivo
Geral: Promover ações, atividades que visem o debate acerca da diversidade étnico-racial, bem como uma educação antirracista. Específicos: Promover uma educação antirracista com estudantes, através das culturas negras; Dinamizar atividades de formação interna e eterna de docentes e profissionais da educação; Organizar formação continuada para profissionais das redes públicas de ensino; Divulgar as ações do programa, visitando escolas públicas; Construir e divulgar materiais para o uso dos profissionais da educação básica;
Resumo
O Programa de Educação Antirracista do COLUNI-UFF é uma iniciativa de professores da instituição e parcerias na oferta de atividades para diferentes públicos, internos e externos ao colégio. O programa tem como coordenadoras as professoras Ana Carolina Lacorte Lima e kate Lane, e consistirá, a princípio, pelas seguintes ações: 1- Capoeira e culturas negras, oferecido durante todo ano, para crianças, jovens e adultos; 2- Oficina de Carnaval; Apoio em editais e formação continuada de Profissionais da cultura popular; 3- Elaboração de um roteiro Afro Referenciado em Niterói; 4- Partiu resenha? Conversas com artefatos curriculares e diversidades com os anos iniciais; 5- Rodas de conversa com os anos finais do ensino fundamental; 6- Formação continuada em Práticas de Alfabetização, para professores da educação básica; 7- Elaboração de materiais para o instagram do programa; 8-Novembro Negro, com diversas atividades sendo desenvolvidas no mês da consciência negra. Além disso, outras atividades poderão ser oferecidas ao longo do ano, de acordo com as demandas encontradas pela comunidade interna do COLUNI-UFF; 9- Formação para Professores de Artes; 10- Roda de conversa itinerante Tornar-se negro; O programa conta este ano, com a parceria do projeto Espaço Brincante, Fórum de educadores antirracistas de Niterói, Projeto Capoeira Pedagógica e o Carnavalesco Raphael Homem, atualmente diretor cultural da Sociedade Recreativa Escola de Samba Lins Imperial. O programa terá início no dia 02/02 e término em 15/12/23. Algumas atividades terão início no segundo semestre de 2023.